20090721

Sono o que você precisa saber - Plantas Medicinais

A qualidade do sono é um dos fatores considerados de necessidade humana básica para mantermos boa qualidade de vida.

A experiência de um sono insatisfatório ou insuficiente é bastante desagradável e tem reflexos no desempenho, no comportamento e no bem estar durante as atividades da nossa vida diária.

O sono é um ritmo biológico que difere entre os bebês, criança, adultos e idosos. Com o envelhecimento o padrão de sono dos idosos altera, e algumas das alterações que ocorrem com o seu sono são naturais, próprias do envelhecimento, tais como:

- dificuldade de manter e conciliar o sono noturno,- percepção do sono como mais leve e menos satisfatório,- o despertar muito cedo,- maior tendência a dormir durante o dia, intencionalmente ou não.

Os médicos alertam, no entanto, que as sonecas ou “sono picado”, se ocorrem em exagero durante o dia, podem ser sinal de que algo com o organismo e o sono do idoso não vai bem, precisando procurar um médico especialista em sono. Com o envelhecimento, alguns problemas físicos como: dores nas costas, na cabeça, no pescoço, nas articulações, musculares e câimbras, artrite, osteoporose, azia, refluxo gastroesofágico, angina, bronquite, enfisema, varizes, problemas de próstata e incontinência urinária podem prejudicar o seu sono.

Os problemas pessoais tais como o luto, a inatividade física, a perda de status social e renda, a depressão, e a deterioração física também podem afetar o sono noturno dos idosos. Quanto ao uso de medicamentos, a polifarmácia (várias medicações consumidas ao mesmo tempo e a interação de medicamentos) que é uma característica comum entre os idosos é um outro fator que pode estar contribuindo para a má qualidade de seu sono. Outro fator relevante que deve ser considerado e que são por vezes encontrados nos idosos são os distúrbios do sono, a insônia é um deles, apresentando entre esta população 38% de idosos acometidos por ela, e que está ligada a doenças neurológicas como o Mal de Parkinson e a doença de Alzheimer e com doenças cardiorrespiratórias.

A insônia pode ser causada também por fatores psicológicos como a depressão, e por determinados medicamentos. Podemos também encontrar a apnéia do sono (caracterizada por paradas da respiração por no mínimo dez segundos, durante o sono), onde este distúrbio vem acompanhado com o ronco noturno e a sua ocorrência aumenta com o envelhecimento.

A apnéia do sono atinge 4% dos homens de meia-idade, e 28% depois dos 65 anos. Nas mulheres a apnéia do sono atinge 2% as de meia-idade e 24% depois dos 65 anos, ocorre devido à perda dos hormônios femininos após a menopausa. As pessoas idosas às vezes relatam durante o sono noturno apresentar uma sensação de “arrastamento das pernas” que pode afetar seu sono noturno, esta sensação é característica de um outro distúrbio do sono que é o movimento dos membros inferiores ou síndrome das pernas inquietas, devendo este idoso procurar ajuda médica especializada.

Os distúrbios do sono relatados com maior freqüência entre os idosos podem levá-lo a apresentar a insônia, a irritabilidade, o cansaço em seu estado de vigília, afetando a sua qualidade de vida e do seu sono noturno.

Dicas úteis para uma boa qualidade de sono:

- procure deixar o quarto escuro e silencioso, e nem frio e nem quente.
- evite ingerir alimentos pesados no jantar e algumas horas antes de dormir.
- evite beber chá preto e café antes de ir para a cama.
- só tome comprimidos para dormir com orientação médica.
- evite exercícios físicos antes de dormir.- tome um banho quente antes de deitar para estimular o sono.
- se tiver insônia na fique na cama. Procure ouvir música, rezar, ler.
- use roupas leves e confortáveis para dormis de acordo com a estação climática.
- verifica as condições do se colchão e dos lençóis deixem bem esticados.
- evite o consumo excessivo de líquidos após as 18:00 horas.
- evite assistir TV antes de dormir para quem tem dificuldade em adormecer, pois pode mantê-lo agitado.
- evite fumar e consumir bebida alcoólica antes de dormir, pode afetar seu sono noturno.- estabeleça uma rotina para dormir, fazendo sempre o mesmo ritual, sabendo que é hora de tranqüilizar-se, sempre à mesma hora.
- use o quarto apenas para dormir, depois que apagou a luz se demorar mais de 15 minutos para adormecer, saia da cama e só volte quando tiver sono.
- se tiver dor, não tome remédio para dormir, consulte um médico para que ele lhe indique o tratamento mais adequado.

Fonte:

Denise Cuoghi de Carvalho Verissimo Freitas (Fisioterapeuta do Lar dos Velhinhos de Campinas, Mestre em Gerontologia pela Unicamp, membro do Grupo TEMPO - Estudos do Envelhecimento Unicamp)


http://www.chamedicinal.com.br/
tratamento profissional com ervas e plantas medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários - www.chamedicinal.com.br